Dicas de segurança para a empresa

Questões controvertidas do Direito Sindical são debatidas em palestra
23 de maio de 2016
Justiça Federal determina aumento de segurança em Agência dos Correios
23 de maio de 2016

Cuidar da empresa é como cuidar da nossa própria casa, é preciso zelar pela segurança dos bens, das informações pessoais e de todos os colaboradores. Para isso, o empreender precisa investir em algumas medidas que podem evitar dores de cabeça e prejuízo no futuro. 

Elaboramos algumas dicas que podem ajudar a tornar a empresa mais segura para os funcionários e para proteger o patrimônio como um todo. Confira abaixo!

Portaria e recepção
Para evitar que pessoas não autorizadas transitem dentro da empresa é preciso controlar o fluxo de entrada e saída. É preciso orientar de forma correta a portaria e a recepção para que ao receber qualquer individuo que não faça parte da organização tenham atitudes como fazer um cadastro para identificação, verificar se a empresa aguarda aquele tipo de serviço e anunciar para os superiores antes de deixar entrar. Para os serviços de entrega recomenda-se que um responsável vá até a portaria, por exemplo, e receba a encomenda.

Uma dica que ajuda bastante na segurança dos próprios colaboradores é o uso de crachás. Eles ajudam a identificar quem são os funcionários da empresa e no controle de fluxo de pessoas. Até mesmo para dar acesso a funcionários autorizados em determinados setores. Como não existe uma lei que obrigue o uso de crachás também não existe um modelo padrão, ou seja, é possível desenvolver um modelo que tem a identidade da empresa. Muitas empresas são especializadas em diversos estilos, inclusive crachá em PVC (conheça aqui), que possibilita um leque de opções.

Câmeras e alarmes
Invista em câmeras de segurança e alarmes nos principais pontos da empresa como a entrada. Isso ajuda a evitar que o ambiente seja invadido em um momento em que não tem ninguém na empresa. Existem muitos dispositivos de segurança com tecnologias que possibilitam o acesso de forma remota através de um smartphone, por exemplo, assim você consegue ver a empresa sem estar nela.

Emergências
É importante estar com a estrutura da empresa em ordem. Locais com muitos fios, como computadores por exemplo, devem ser rigorosamente cuidados, pois pode haver um curto circuito quando menos esperar. Tenha pelo menos um extintor de incêndio para prevenir. Um kit de primeiros socorros também pode ser útil em uma emergência, mas tenha sempre por perto números da polícia local, bombeiros, hospitais e até membros da família.

Proteger informações
As informações da empresa também precisam estar seguras. Adote senhas fortes e difíceis e não use a mesma senha para vários tipos de serviços, muitos casos já aconteceram de hackers localizarem uma senha e assim ter acesso a todos os serviços. Senhas fortes e difíceis são senhas longas que não signifiquem nada. Para quem permite acessar as tarefas da empresa de forma remota via smartphone, por exemplo, é importante usar uma VPN, que é uma rede privada que faz com que a comunicação seja totalmente criptografada. Isso significa que outras pessoas que estejam conectados naquela rede WI-FI consiga visualizar as informações do smartphone.

(Redação – Agência IN)

Acesso ao link: http://www.investimentosenoticias.com.br/noticias/negocios/dicas-de-seguranca-para-a-empresa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X