ANTV participa de audiência com o ministro da Segurança Pública

Fenavist e Febrac promovem III Encontro dos Assessores de Comunicação
6 de junho de 2018
Fenavist funcionará em horários especiais nos dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo
19 de junho de 2018

Na última quarta-feira (6), o presidente da Associação Nacional das Empresas de Transporte de Valores (ANTV), Odair Conceição, e os vice-presidentes da Entidade Edson Pinto e Marcos Guilherme foram recebidos pelo Ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann. A comitiva contou com o apoio do Deputado Federal Arthur Maia (PPS-BA).  Durante a reunião, foram abordados temas referentes à atividade de transportes de valores e a segurança do País como um todo.

O Ministro Raul Jungmann falou sobre o trabalho que está sendo desenvolvido na área da segurança pública. Ele destacou os resultados da intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro. Também fez um balanço do sistema penitenciário nacional e do crime organizado, incluindo as facções e formas de atuação.

Por sua vez, os diretores da ANTV debateram com o ministro Jugmann os principais problemas que as transportadoras de valores tem enfrentado em relação a segurança. Mereceu destaque a falta ou fragilidade no controle de explosivos.

"O problema envolve toda a cadeia. Começa com a facilidade para se adquirir o produto, passa pelo transporte e pelo armazenamento. Isso tem produzido assaltos cinematográficos e a subtração de cifras milionárias. Essas ações são responsáveis por alimentar outros tipos de crimes", explica o presidente da ANTV, Odair Conceição.

Diante desse quadro, a entidade pediu a ajuda do Ministério da Segurança Pública. O setor mostrou  a necessidade urgente de poder  utilizar fuzis na proteção das bases das empresas, assim como nos carros fortes em deslocamento intermunicipal e interestadual.

"É preciso aumentar o poder de proteção e reação dos vigilantes que atuam no transporte de valores. A legislação atual está defasada, o armamento que as empresas de transporte de valores podem utilizar parecem brinquedos perto do poderio dos criminosos. Precisamos criar mecanismos que desestimulem a ação dos bandidos", justifica Conceição.

Após ouvir as considerações dos representantes das empresas de transporte de valores, o  ministro Raul Jungmann admitiu que o País passa por um momento complicado e se solidarizou com as demandas apresentadas. Jungmann afirmou que o Ministério da Defesa elaborou, no ano passado, uma resolução para disciplinar todos os pontos elencados pelo setor. O texto ainda incluí outros aspectos. Segundo ele, atualmente, o documento está na Casa Civil, onde aguarda tramitação e posterior aprovação do presidente da República.  

"A partir dessa informação, nós vamos concentrar os esforços na Casa Civil. Nosso objetivo é que essa resolução entre em vigor o quanto antes", afirma o presidente da ANTV.

O trabalho junto à Casa Civil contará com o apoio do deputado Arthur Maia, que se comprometeu a ajudar na interlocução com o ministro Eliseu Padilha. A ideia é agendar uma audiência com o ministro. O Encontro servirá para a ANTV tratar da resolução informada pelo ministro Jungmann.

Durante a reunião no Ministério da Segurança Pública, também foi abordada a necessidade de aprovação do Estatuto da Segurança Privada, que encontra-se pronto para votação pelo Plenário do Senado. Raul Jungmann se comprometeu a ajudar o segmento de segurança privada nessa questão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X