Fenavist participa de Encontro Nacional dos Assessores Jurídicos da CNC

Fenavist participa da posse dos conselhos regionais do Sesc e do Senac no DF
28 de maio de 2019
Assessores jurídicos se reúnem em Brasília
28 de maio de 2019

Advogados de todo o Brasil se reuniram, nos dias 24 e 25 de abril, na Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), no Rio de Janeiro, para participar do Encontro Nacional dos Assessores Jurídicos da CNC e das Federações associadas. Uma iniciativa alinhada com o objetivo definido pelo presidente da CNC, José Roberto Tadros, de fortalecer a unidade do Sistema no tratamento de temas como atuação sindical, Sesc e Senac, código comercial e reforma trabalhista.

“A orientação dada pelo presidente Tadros é organizarmos reuniões com os advogados, como estamos fazendo agora, com os presidentes de Federação, que temos feito constantemente e, mais à frente, com os diretores regionais, no sentido de orientar a condução dos assuntos do nosso Sistema”, disse na abertura do encontro o 1º vice-presidente da CNC, Francisco Valdeci Cavalcante, representando José Roberto Tadros, que estava em Brasília para encontros institucionais. “Vamos evitar assim, por exemplo, aqueles casos de uma determinada ação que é ganha em 26 unidades da Federação, mas perdida em um único estado, por conta de um detalhe que fez toda a diferença”.

A Federação Nacional das Empresas de Segurança e Transporte de Valores (Fenavist) foi representada pela Assessora Jurídica Interna, Soraya Cardoso.

Fortalecimento do sentido confederativo

O coordenador do encontro, Marcelo Barreto, consultor Jurídico da CNC, destacou a oportunidade do evento, tendo em vista o atual cenário que o País atravessa, com as mudanças na legislação trabalhista, as propostas do novo Código Comercial e a atuação das instituições que integram o chamado Sistema S. “Este é um encontro que pretende reforçar o nosso espírito confederativo. O espírito de defendermos de forma irmanada e coesa a nossa Confederação, as federações a ela filiadas, o Sesc e o Senac”, afirmou Barreto.

O vice-presidente Administrativo, Luiz Gastão Bittencourt, e o vice-presidente Financeiro, Leandro Domingos, também participaram da abertura. “O presidente Tadros tem se desdobrado na defesa do nosso Sistema Comércio. Temos um grande legado deixado pelo presidente Antonio Oliveira Santos, mas, ao mesmo tempo, o desafio de olhar para a frente, em um sistema que precisa ter bem definidos os limites entre autonomia regional e as diretrizes nacionais para manter uma atuação equilibrada”, ressaltou Luiz Gastão.

Leandro Domingos destacou a importância de o Sistema Comércio poder contar com seus próprios quadros na área jurídica, fator que será fundamental para fortalecer a atuação das instituições. “Queremos ampliar a formação no nosso sistema de especialistas em Sesc, Senac, em legislação sindical para que tenhamos uma atuação cada vez mais valiosa”, disse Leandro.

Conclusões do evento

Ao final do encontro, foi aprovado pelo Plenário dos assessores jurídicos um documento que revela o efeito positivo do evento, pela riqueza das ideias e propostas apresentadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X